Inaugurado em março do marcante ano de 2019, o Sechat logo se consolidou como principal veículo sobre Cannabis medicinal e negócios do Brasil. A estreia do portal foi noticiada por fontes importantes, como o Nexo Jornal, a revista Carta Capital e a Rádio França Internacional.
Já em maio, o Sechat fez uma entrevista exclusiva com o diretor da Anvisa Renato Porto, que antecipou que a regulamentação da maconha medicinal sairia em 2019, o aconteceu parcialmente, já que o plantio foi vetado. Naquele mesmo mês, o portal entrevistou o cientista israelense Raphael Mechoulam, maior pesquisador sobre a Cannabis atualmente e quem isolou o canabidiol e o THC pela primeira vez.
Ao longo do ano, foram diversas reportagens com parlamentares, empresários, médicos, cientistas e advogados envolvidos com o tema, além, é claro, de famílias e pacientes que usam ou precisam de medicação à base da planta. Publicamos matérias de utilidade pública, como a denúncia dos falsos óleos sendo vendidos pela internet. O portal acompanhou também todo o processo da Anvisa e os seminários voltados ao mercado.
Em novembro, segundo o observatório Cannabis Monitor Brasil, o Sechat foi o veículo que mais publicou notícias sobre maconha no país, seguido de Smoke Buddies (2º), Folha de São Paulo (3º), CBDB (4º) e O Globo (5º) e Veja (6º). Neste mês, uma reportagem sobre uma empresa autorizada a cultivar cânhamo foi reproduzida pela Revista Forbes, principal publicação de economia dos Estados Unidos.
Para marcar o trabalho jornalístico do portal em 2019, fizemos uma retrospectiva com as 10 matérias mais lidas neste período. Confira na lista abaixo.