Legalização no Canadá tira R$ 285 milhões do tráfico

Em apenas 3 meses de regulamentação, o narcotráfico já perdeu receita no Canadá. As primeiras vendas de maconha regulada para uso adulto, que tiveram início em Outubro de 2018, retiraram do mercado ilícito 8% de sua renda – segundo estatística da polícia nacional do país. As vendas ilegais de cannabis caíram de 1,28 bilhão de dólares canadenses, no período de julho a setembro, para 1,17 bilhão no período de outubro a dezembro – uma diferença de quase 100 milhões de dólares canadenses ou 285 milhões de reais.

Os especialistas em segurança pública do Canadá dizem que o mercado negro, ou seja, o narcotráfico, não vai desaparecer do noite para o dia. E que até que os principais mercados do Canadá abram seus setores de varejo, melhorem seu “mix” de produtos e alavanquem a legalização de comestíveis – produtos com cannabis em sua composição – os traficantes ainda terão maconha para vender.

Os dados também lançam alguma luz sobre as diferenças de preço entre vendas ilícitas e legais. A maconha legal era 32% mais cara que a maconha ilegal no período de outubro a dezembro. O preço médio de mercado pago pela flor legal de cannabis foi de 9,70 dólares por grama nesse período, enquanto o preço médio correspondente da maconha ilegal foi de 6,51 dólares por grama.

Fonte: Jornal Toronto Star

Compartilhe:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Mais lidas