Uma das publicações científicas mais respeitadas do mundo, a JAMA Psychatry, divulgou, agora em fevereiro, um estudo apontando que o uso recreativo de maconha por parte de jovens com idade inferior a 21 anos pode causar danos sérios para a saúde mental.
Depressão, surtos psicóticos e até mesmo o aumento do risco de suicídio são alguns dos problemas graves que podem ser causados pelo contato com a cannabis.
O levantamento analisou 11 estudos internacionais publicados a partir da década de 1990. E concluiu que fumar maconha aumentou em 37% o risco de depressão na fase adulta. Os adolescentes que usavam cannabis tinham probabilidade três vezes maior de tentar suicídio. No entanto, os pesquisadores afirmaram que esse cálculo é impreciso: segundo eles, o risco de depressão e pensamentos suicidas é modesto, apenas de 7%. Mas isso não significa que não vale a pena ser considerado, especialmente dada a popularidade da maconha entre os jovens. Ainda assim, não há evidências claras de que o uso de cannabis cause diretamente o problema.
De acordo com os cientistas é um assunto difícil de pesquisar porque os o tabu em torno da erva só permite que a maioria dos estudos sejam feito em animais.