Distúrbios do sono (insônia)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Estudos já apontam os benefícios da cannabis para pacientes com insônia. A insônia é um distúrbio do sono, que prejudica a capacidade do indivíduo de adormecer ou, até mesmo, de conseguir atingir os quatro estágios do sono: adormecimento, sono leve, sono profundo e sono REM. Às vezes, o problema não está nem no início, nem no número de vezes que o indivíduo consegue dormir, mas na qualidade desse sono. Com isso, a condição de vida da pessoa, em geral, fica comprometida. Uma vez que ela não é capaz de permanecer ativa e atenta para realizar as tarefas do dia a dia. Além disso, pode causar problemas de humor e baixo desempenho no trabalho ou nos estudos.

 

Estudos avaliam os efeitos da cannabis para insônia

Uma pesquisa de 2020, realizada pela Universidade da Austrália Ocidental, descobriu que a cannabis poderia fornecer um tratamento eficaz para aqueles que sofrem de insônia aguda, mais especificamente quando o tipo de cannabis consumida é composta de uma mistura de THC e CBD. Os pacientes tratados com esses canabinoides relataram dormir por mais horas. Além de adormecer mais rapidamente e voltar a dormir com mais facilidade depois de acordar no meio da noite. Outro estudo da Universidade do Estado do Colorado, realizado em 2019, mostrou que após um mês de terapia com o canabidiol, dois terços dos 103 pacientes participantes da pesquisa apresentaram redução da insônia. A continuidade do tratamento identificou, no segundo mês de tratamento, nova melhora ã de perda de sono desses pacientes.

 

Revisão dos estudos existentes

Conforme estudo “Maconha medicinal e canabinoides para o tratamento de distúrbios do sono”, que faz uma análise de uma série de ensaios clínicos coletados em diferentes bancos de dados como PubMed, Embase e PsychINFO, revelou que, por meio do estudo de 39 casos (5.100 pacientes), a cannabis foi considerada um ótimo medicamento para a insônia. Entretanto, apresentou alguns efeitos colaterais, como tontura, náuseas e boca seca, o que, segundo os pesquisadores, são pequenos comparados aos benefícios que a substância traz.

 

 

os-beneficios-da-cannabis-para-insonia

Artigos Relacionados

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese