Clínica de cannabis de Búzios (RJ) fica em primeiro lugar em evento estadual sobre terapia canabinoide

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Imagem: Freepik)

Por João R. Negromonte

No último dia 28 de abril, a clínica Beija Flor, especializada no tratamento de pacientes com canabidiol, conquistou o primeiro lugar da 2º Mostra Estadual de Práticas de Saúde, por sua implantação na cidade de Armação de Búzios, região dos lagos do estado carioca. O evento, que aconteceu de forma online, teve como organizadores o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ) e o IdeiaSUS (Fiocruz), sendo que o objetivo é destacar experiências exitosas na área de saúde, propiciando o intercâmbio de práticas municipais implementadas no Sistema Único de Saúde (SUS). 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Com uma média final de 98,2 pontos, o projeto garantiu como prêmio, hospedagem e traslado pagos para participar do 36º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorre entre os dias 12 e 15 de julho na cidade de Campo Grande (MS). Além disso, a clínica receberá acompanhamento de boas práticas pela equipe do IdeiaSUS pelos próximos 12 meses, garantindo uma curadoria eficaz e especializada sob seus serviços.

Os projetos foram escolhidos por uma equipe de especialistas, sendo que foram avaliados: as práticas municipais implementadas pelo SUS, as ações de inovação e soluções médicas, além da promoção de um espaço de trocas de ideias e práticas sobre organização deste tipo de serviço.

Obedecendo estes critérios seis projetos foram selecionados, sendo eles:

  • Programa mamãe vassourense como política pública de incentivo à saúde materno-infantil;

  • Formação em saúde como ferramenta para traçar a rede de cuidados em atenção psicossocial no Carmo/RJ

  • Planejamento Local articulado à agenda 2030 – A experiência no território de Quissamã/RJ

  • Plano institucional no contexto das violências: Serviço humanizado no hospital e a rede de cuidados em Mangaratiba/RJ

  • A terapia comunitária online em Volta Redonda/RJ: Da implantação aos resultados em um ano de projeto

  • Implantação da Clínica de Cannabis Sativa, Beija Flor, no município de Armação dos Búzios/RJ
  •  

Dentre as opções, o projeto vencedor foi o da prefeitura de Búzios, que com inovação e aplicabilidade no Sistema Único de Saúde (SUS), conquistou o primeiro lugar do evento, se tornando referência para outras instituições do tipo em todo país.  

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Búzios se torna referência no cenário nacional da cannabis medicinal

O município, que desde de 2021 aprova o uso e a distribuição gratuita do canabidiol para pacientes com patologias como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e epilepsia refratária, isto é, que nenhum outro tratamento conseguiu ser eficaz, atende mais de 440 crianças e adolescentes, se tornando a primeira cidade do estado a implantar uma política pública de saúde que garante uma terapia moderna e de qualidade para todos aqueles que necessitam. 

Desde sua implantação, a maior parte dos pacientes, segundo a Secretaria de Saúde do município, já tem acesso a estes tipos de medicamentos. Atualmente, o tratamento vem através de associações como Abrario e Apepi, que acolhem essas pessoas, contudo, no início de 2022, foi iniciado o processo de aquisição dos medicamentos derivados de cannabis para que os mesmos sejam distribuídos gratuitamente na rede municipal de saúde, facilitando ainda mais o acesso para aqueles cadastrados no programa. 

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal 

Para Leônidas Heringer, Secretário de Saúde de Búzios, “o projeto abre um grande caminho, colocando muito em breve, estes produtos na rede pública do município,” conclui ele.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese