Cannabis medicinal fumada?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Pexels/Kindel Media)

Por João R. Negromonte

A partir do próximo mês, os dispensários licenciados de Minnesota poderão oferecer flores de cannabis secas para uso fumado com prescrições médicas. Os reguladores estaduais, afirmam que pacientes registrados poderão comprar até 90 dias de cannabis de uma só vez, isto é, a quantidade máxima mensal permitida vezes três.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

As lojas, que comercializam esse produtos e são conhecidas por lá como dispensários, poderão oferecer diferentes cepas de cannabis, garantindo a presença de diversos canabinóides em diferentes níveis de potência. Além disso, as flores secas deverão vir pré-embaladas ou pré-enroladas. Antes, pacientes só poderiam, de acordo com os regulamentos do estado, consumir produtos processados de cannabis como tópicos, extratos, destilados e cápsulas.

O uso fumado também garante a absorção dos canabinóides, por outro lado, a combustão e a ingestão de fumaça podem prejudicar o sistema respiratório segundo alguns estudos. O ponto positivo, é que mesmo a fumaça sendo contraindicada a ação dos compostos da cannabis no sistema endocanabinoide não fica comprometida. 

Os reguladores de cannabis medicinal alertam que não será tão fácil assim conseguir os produtos. De acordo com as novas regras, os pacientes que desejarem obter suas flores devem primeiro completar consulta com um especialista, o dito “farmacêutico de dispensário”, que é o profissional que auxiliará na escolha da melhor opção para cada tipo de caso. 

Em comunicado, o Departamento de Saúde do Minnesota diz: “Em preparação para a mudança das novas regras, os pacientes registrados que tiverem interesse na cannabis medicinal fumável, devem marcar consulta com farmacêutico de dispensário à partir de 1° de fevereiro, dessa maneira, serão pré-aprovados para a compra das flores secas assim que estiverem disponíveis.” Além disso, os consumidores terão a opção de realizar essas consultas de forma online ou presencial, dependendo da demanda.

Jan Malcon, comissário de saúde do estado, pede para que os pacientes que estão pensando em fazer essa mudança (dos usos comuns para o fumável), procurem o conselho de um profissional de saúde antes. Outro ponto que o secretário destacou foi que as flores secas de cannabis medicinal estarão disponíveis apenas para maiores de 21 anos.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

“Os pacientes precisam pesar os riscos de fumar cannabis medicinal, incluindo aqueles relacionados ao fumo passivo e à saúde pulmonar, com quaisquer benefícios potenciais”, destaca Malcolm.

Uma pesquisa, realizada em outubro de 2021 no estado norte-americano, mostrou que 71% dos pacientes entrevistados na época revelaram que caso a cannabis fumável fosse liberada, seria muito pouco provável que utilizassem essa opção. No entanto, o Departamento de Saúde de Minnesota (DSM) espera que os números de registros de usuários medicinais de cannabis dobre ou até triplique com as novas regras. 

Na ocasião, Michelle Benson, Senadora Republicana, disse: “Tais ações tornam o acesso desses produtos mais fáceis pelas famílias e economicamente viáveis.” 

O DMS revela que produtos comestíveis de cannabis também serão uma opção nos dispensários ainda esse ano, provavelmente em 1° de agosto. Até lá, consumidores poderão se beneficiar do direito de consumir seus medicamentos de cannabis de forma fumada, o que já é um grande avanço para o estado, que vem desenvolvendo políticas públicas que desburocratizam as opções de acesso à produtos, tornando os pacientes livres para fazerem suas escolhas.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese