Mito ou verdade: cannabis pode ajudar no controle de peso?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Pexels/Andres Ayrton)

Por João R. Negromonte

Hoje, 04 de março, comemora-se o Dia Mundial da Obesidade. A data, que foi criada em 1997, serve como referência para conscientizar as pessoas dos riscos da patologia e estimular hábitos saudáveis em toda população. Portanto, para ajudar nessa conscientização, trouxemos algumas informações sobre como o uso medicinal da cannabis pode auxiliar as pessoas que sofrem desse mal.

Sabe-se que compostos como o THC são capazes de produzir um estímulo do apetite, por isso, ele é usado no tratamento de pacientes com câncer ou HIV para despertar essa sensação.

Entretanto, um estudo realizado pela Universidade de Buckingham, na Inglaterra, mostrou que um outro composto da cannabis, o THCV ou tetrahidrocanabivarina, está diretamente relacionado com a perda de peso, isto é, enquanto o THC pode abrir o apetite, o THCV pode suprimir. 

Mesmo com uma estrutura molecular bem parecida, os dois compostos agem diferente no nosso organismo. Por ser considerado um antagonista, isto é, agindo como inibidor dos efeitos do THC, o THCV atua nos receptores CB1 e CB2 bloqueando a sensação de fome e, além disso, pode cancelar os efeitos psicoativos do mesmo.

Segundo os pesquisadores, que testaram o composto em camundongos de laboratório, os efeitos do THCV podem ajudar na controle da diabetes, no fortalecimento dos ossos, nas crises de ansiedade e, claro, na inibição do apetite.

Outro ponto importante a ser ressaltado, são as condições fisiológicas do paciente que pretende perder peso. Casos como ansiedade, sedentarismo e compulsão alimentar, são fatores determinantes no ganho de massa corporal. Assim, compostos como CBD, também podem ajudar na diminuição do apetite.. 

Uma outra pesquisa realizada na University of Campania, na Itália, mostra que canabinoides que atuam no receptor CB2 são mais propícios a auxiliar na perda de peso, pois, ao  transformar energia química em energia térmica, o receptor age diretamente na queima de calorias.

Em resumo, pode-se concluir que a cannabis não é uma planta milagrosa que fará qualquer pessoa perder peso do dia para noite. No entanto, há médicos que afirmam que a conciliação entre exercícios físicos, alimentação saudável e a terapia canabinoide pode ser eficaz na perda de peso, mas, cada caso deve ser avaliado singularmente por profissional da saúde especializado. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese