A cannabis medicinal é um modelo de negócio regulamentado?

O mercado de cannabis medicinal é um setor de conformidade regulatória com muitos riscos. Isso, além, dos elementos da genética, deformações custo de crescimento e produção, cadeias de suprimentos e outras atividades operacionais comuns dos negócios estão regulados. O negócio de cannabis medicinal é, acima de tudo, um setor de conformidade regulatória com muitos riscos.

A questão é: como esses riscos são melhores gerenciados? Apenas veja os setores semelhantes em que muitos dos conjuntos de regras regulatórias são derivados, como pessoas, processos e tecnologia.

Entenda o que é C15

Os reguladores normalmente utilizam precedentes de produtos farmacêuticos, bens de consumo embalados (CPG), alimentos, bebidas e até mesmo produtos naturais para a legislação. Sendo que a Cannabis OneFive é um parceiro de tecnologia da Veeva Systems, Inc. 

A C15 traz as plataformas de regulamentação e conformidade de riscos da Veeva dos mesmos setores que os reguladores usam para precedentes. As maiores empresas farmacêuticas ( de CPG e da maior marca de sucesso do mundo) usam as plataformas idênticas que a C15 para o setor de cannabis.

Conformidade regulatória

Existe uma distinção entre cannabis medicinal, cannabis recreativo e cannabis medicinal ou farmacêutico. A maconha medicinal não é uma molécula ou medicamento farmacêutico, embora, haja alguns medicamentos derivados de cannabis que receberam autorização de mercado de uma autoridade reguladora aplicável, sendo que a maior parte do cenário de exportação da UE de cannabis medicinal se esforçará para ser de ‘grau farmacêutico’. Entretanto, não será, por si só, um medicamento farmacêutico.

Os riscos de não conformidade podem incluir: produtos apreendidos, recalls de produtos, multas e outras penalidades, suspensão ou revogação de licença, visão geral regulamentar aumentada, aprovações lentas de produtos e exportações, receita reduzida, perda de reputação e até mesmo um potencial sinal de ausência comercial sua instalação. No Canadá, o CannTrust é um exemplo dos custos de não gerenciar adequadamente todos esses riscos.

Entenda como a C15 se encaixa em tudo isso

As soluções da C15 para produção de maconha medicinal e recreativa se encaixam como um alvo em um campo de conformidade regulatória que se enquadra perfeitamente em seu principal produto: o C15QualityOne Document Control and Quality Management Systems.

Toda empresa deve ter uma plataforma de TI de qualidade, da qual o QMS é uma parte essencial, mas não a única. Não existe um balcão único para essa plataforma de risco de TI, porém, com a seleção de um ERP integrado ao QMS, o usuário fica quase todo o caminho para ter o analgésico necessário para ter sucesso.

Para colocar em termos simples e rigorosos, se você aspirar ao status EUGMP e produtos médicos de ‘grau farmacêutico’, simplesmente não é possível obter e manter esse nível de qualidade, a menos que você tenha um Sistema de Controle de Documentos e Gerenciamento de Qualidade totalmente implantado.

Compartilhe:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Mais lidas